A importância de conteúdos pensados para dispositivos móveis e sua relação com o EAD

homem estudando por meio de dispositivos móveisA evolução tecnológica introduziu novas formas de pensar, agir e consumir informação. Essa evolução desencadeou mudanças em âmbitos econômico, político, cultural, social, e principalmente, profissional.

A GlobalWebIndex, empresa mundial especializada em estudos relacionados a internet e tecnologia, disponibilizou um estudo interessante sobre o crescimento no uso de dispositivos digitais desde 2014, mostrando que 4 em 5 internautas possuem um smartphone.

Segundo a Google, 2015 foi o ano em que o número de acessos à web através de dispositivos móveis, ultrapassou, em 10 países diferentes, os acessos através de computador. E desde 2016, a utilização de dispositivos móveis aumentou 75%, sendo que, de acordo com a empresa Zenith, estaria previsto para 2018 um aumento de 79%.

A distribuição de conteúdo em plataforma on-line, promove uma navegação fácil e acessível, o que flexibiliza horários e locais de estudos, já que não é necessário ter uma presença diária em sala de aula.

Seja em cursos livres, de idiomas, treinamento corporativo ou até mesmo graduação e pós-graduação, o EAD tem sido escolhido por pessoas que buscam comodidade, flexibilidade, e principalmente, economia de tempo e dinheiro, ou seja, tudo que um dispositivo móvel oferece.

O ensino a distância tem, cada vez mais, se feito presente, uma vez que na falta de tempo ou recursos para participar de alguma aula presencial, várias instituições de ensino crescem com a disponibilização de cursos a distância via internet pois pensam conteúdos voltados para esta nova esfera tecnológica e estudam a melhor forma de absorção por meio da audiência.

Os conceitos de design responsivo (adaptável a qualquer dispositivo, seja smartphonetablet ou computador), aliados a conteúdos relevantes (conteúdos que possuem relevância para o usuário) e ao UX (User Experience) – conceito que visa pensar no design por meio da interação, ou seja, planejar layouts, botões, tipografia, etc. – ajudam e reforçam o conceito do EAD, que está diretamente interligado à utilização da tecnologia e internet.

Não há como negar que o ensino a distância veio para revolucionar o processo de aprendizado, unindo tecnologia e comunicação à educação, professores, gestores e alunos, ganhando tempo e gerando muito mais capacitação para o mercado de trabalho.

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais?

Confira nossos textos complementares:

Aproveite e compartilhe nosso conteúdo com seus colegas de projeto!

Um pensamento em “A importância de conteúdos pensados para dispositivos móveis e sua relação com o EAD

  1. Pingback: EAD Off-line: Maximizando a flexibilidade do ensino a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *