Inovações que tiveram origem na Educação a Distância

A Educação a Distância (EAD), inovou o mercado de educação por ser uma modalidade de construção do conhecimento que gira em torno da tecnologia.

Sem a necessidade de uma data, horário ou lugar pré-estabelecido para ocorrer essa troca de conhecimentos, a educação a distância ainda possibilita ao aluno a capacidade de gerenciar o seu próprio aprendizado conforme disponibilidade.

A modalidade trouxe consigo essas e outras diversas inovações e nada mais justo que falarmos sobre algumas delas aqui.

Vamos lá?

1. AVA

As plataformas on-line responsáveis pela transmissão de aulas e realização de atividades são conhecidas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem. É nele que fica armazenado todo o conteúdo do curso, por isso mesmo, é uma das mais destacadas inovações trazidas pela EAD.

Os AVAs oferecem uma variedade de formatos de tarefas, assim como questionários, fóruns, wikis – repositórios de materiais de pesquisa construídos de forma livre e colaborativa – e a possibilidade de inserir um conteúdo em arquivos com formato de PDF, áudio ou vídeo.

2. AUDIOVISUAL

O audiovisual é o recurso que mais auxilia o ensino a distância, uma vez que as aulas acontecem através de transmissões on-line. As videoaulas mesclam filmagens do professor ministrando a aula com apresentações de slides. Além disso, também existem as videoconferências que conectam os alunos e professores utilizando câmeras via transmissão simultânea de sons e imagens.

O seu uso proporciona a interação e comunicação entre os participantes pois transmite dados em tempo real.

3. BIBLIOTECA VIRTUAL

Com a biblioteca virtual o aluno tem acesso à diversas bibliografias, mesmo não contando com livros físicos. Os cursos a distância possibilitam acervos em bibliotecas on-line, onde os alunos podem consultar, baixar artigos, livros e revistas, e consumi-los conforme sua necessidade e disponibilidade.

4. CHATS E FÓRUNS

Com os chats e fóruns dentro dos AVAs, a interação e o compartilhamento de ideias ficou mais acessível. A diferença entre eles é em relação ao tempo: enquanto nos chats a interação acontece em tempo real, nos fóruns a participação dos alunos não ocorre da forma síncrona, já que as perguntas podem ser respondidas em até 24 horas após envio.

Esses recursos possibilitam uma aprendizagem mais colaborativa, induzindo os alunos na construção do conhecimento através da troca de ideias e debates.

Como utilizar todas essas inovações em seu projeto?

Caso ainda não seja cliente webAula entre em contato conosco e conheça o LMS webAula, uma plataforma de educação a distância completa, com todas essas e outras diversas inovações, capaz de atender dos projetos mais simples aos mais complexos, com milhares de alunos simultâneos.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *