Senta que lá vem história: você sabe como surgiu a EAD no Brasil?

Ao falar de EAD automaticamente pensamos em tecnologia e internet, certo?

Logo depois, vem a ideia de que a educação a distância é um método de ensino recente.

Será mesmo? Você sabe quando e como surgiu a EAD no Brasil?

O primeiro registro de um curso de EAD em solo brasileiro é do ano de 1904. Na data, o Jornal do Brasil ofereceu um curso para datilógrafos através de cartas e a prática se tornou muito comum entre os jornais do século XX.

Rádio

Com a evolução econômica e tecnológica, a industrialização cresceu no Brasil e o modo de transmissão de conhecimento também mudou: em 1920, as emissoras de rádio já transmitiam conhecimento técnico por meio das ondas de rádio. Em 1923, a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi considerada  muito revolucionária por acreditar na educação da população brasileira através de um sistema, até então, incomum: o rádio. Em 1937, o governo iniciou uma proposta de disseminação de conhecimento através do ensino a distância.

O rádio, nesse sentido, pode ser considerado um dos grandes precursores não só da comunicação, mas também da EAD no Brasil.

Televisão

Entre as décadas de 60 e 70, foi gerado o Código Brasileiro de Telecomunicações, que obrigou as emissoras privadas de televisão a terem uma parte de sua programação voltada para programas educativos. No mesmo período, o Governo também incentivou a criação de canais televisivos educativos, como por exemplo a TV Cultura e a TV Escola. Além disso, a Fundação Roberto Marinho investiu no “Telecurso 2000”, que tinha como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre matemática, linguagem, história, entre outros.

Cinema

De fato, o cinema foi pouco utilizado no campo da educação ao longo da história, mas ainda sim existem alguns registros de como essa tecnologia foi utilizada para esse fim. No passado, algumas empresas distribuíam pequenos filmes com o propósito de informar e educar, propondo orientação profissional ao público que frequentava as salas.

Internet

Com o advento da internet, a educação a distância consequentemente sofreu um grande impacto, pois permitiu que o conhecimento técnico ultrapassasse as paredes da sala de aula: hoje é possível estudar sobre inúmeros assuntos, estando em qualquer lugar, apenas com um aplicativo.

O ensino a distância evoluiu junto com as mudanças em todo o mundo, porém, manteve-se seu objetivo inicial: a disseminação do conhecimento para todo e qualquer indivíduo.

A regulamentação do ensino a distância

Como todo o vigor da EAD e o advento da internet, em 1996, o Brasil implementou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LCB), que reconheceu formalmente a educação a distância no país. Essa, entre outras medidas, possibilitaram o surgimento de diversos cursos superiores ministrados na modalidade a distância e a expansão da EAD.

Viu só? A história da educação a distância é mais antiga do que podemos imaginar.

Gostou do texto? Então não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *