Como estudar a distância: 5 táticas para aproveitar melhor o seu curso

A verdade é que os cursos a distância tornaram o conhecimento mais democratizado, acessível e flexível; coisas estas, essenciais para a realização de um treinamento, graduação ou especialização, principalmente para quem está há muito tempo fora das salas de aulas.

Mas quem nunca sentiu receio em iniciar um curso novo?

Apesar do EAD solucionar, de certa forma, a dificuldade de acesso aos centros acadêmicos, economia com tempo e dinheiro e proporcionar uma fuga do trânsito caótico, estudar por conta própria pode ser um pouco assustador. 

Me matriculei em cursos de EAD mas não sei por onde começar.
Como administrar meus estudos, minha vida pessoal e profissional?
Qual o horário mais adequado?

Estes são alguns dos pensamentos comuns para quem acabou de ter sua primeira experiência com o EAD.

Se esse é o seu caso, então saiba que pequenas dicas podem tornar seu momento de estudo muito mais proveitoso e prático. Ficou interessado?

Vem comigo!

Estabeleça horários

Ter flexibilidade para escolher seu horário é uma das vantagens na modalidade a distância, mas isso não quer dizer estudar só quando encontrar tempo no seu dia. Programe seus horários para dedicar-se aos conteúdos e reserve tempo para tirar dúvidas com os tutores. Não abra mão desses momentos, caso contrário, você poderá se perder, ficar para trás e acumular conteúdo e atividades. Isso vale também para modalidade semipresencial.

Faça além do esperado/necessário 

Mesmo que o dia não seja de estudo, separe alguns minutos para acompanhar os fóruns de discussão, por exemplo. Muitas conversas acontecem quando você está offline e é importante manter-se atualizado.

O papel não tem memória curta

Manter um caderno de estudos ou um documento de registro on-line (google drive, por exemplo) pode lhe ajudar. Nele, além de anotar tudo o que você estudou, pode-se evidenciar dúvidas, bibliografias, filmes e documentos de apoio. Esse hábito ajuda quando for estudar mais a fundo os temas propostos no curso.

Amplie sua rede de contatos 

Uma vantagem dos cursos on-line é a oportunidade de conhecer pessoas de diversas cidades e até países. Além dos fóruns, é comum os alunos se reunirem em grupos alternativos no whatsapp e no facebook. Participar da interação auxilia o aprendizado e amplia sua rede de contatos. Networking nunca é demais e pode ser importante após o fim das aulas.

Conheça sua ferramenta

Assim que de início ao curso, explore a plataforma de ensino. Conheça as funcionalidades, estude o material introdutório e tente descobrir as possibilidades e funcionalidades dentro da ferramenta. Fazer isso pode economizar um bom tempo no decorrer do curso.

Tenho certeza que com essas dicas você irá aproveitar melhor seu tempo de estudo e absorver o conteúdo de forma mais fácil.

Se gostou do texto, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *