Marketing para EAD: por que e como usar essa ferramenta

Sua empresa investiu pesado na plataforma de educação a distância (EAD) e na criação ou licenciamento de cursos, mas os colaboradores não estão se engajando. Real ou fictício, esse cenário faz qualquer gestor arrepiar. E a melhor maneira de evitá-lo é realizar ações de marketing para EAD.

A questão, porém, é saber como fazer isso, senão você corre o risco de ter outro gasto sem retornos. Por essa razão, nosso objetivo é mostrar como aumentar o engajamento do seu projeto de EAD com a ajuda do marketing.

profissionais representando o marketing para EAD

O que você quer com o treinamento?

Essa é a pergunta-chave, pois cada treinamento pode ter uma finalidade, fato que influencia sua estratégia de divulgação.

Suponhamos que você queira que todos os colaboradores concluam um curso obrigatório, então a abordagem seria de um tipo. Agora pense que se trata de um treinamento complementar, opcional. Nesse caso, o tom seria diferente.

Outro ponto diz respeito à ação pretendida: você quer aumentar o número de matrículas ou de conclusões (reduzir a taxa de evasão)? Ou ambos?

Saber adequá-las às suas necessidades é o que garante o sucesso de ações de marketing para EAD.

De quais recursos você dispõe?

Hoje à noite você decidiu cozinhar um prato especial, mas antes de ir ao mercado comprar os ingredientes, vasculhou o armário e a geladeira em busca do que já tem em casa. Faça o mesmo na divulgação do curso: uma vez definido o objetivo, liste os recursos disponíveis na empresa antes de iniciar as ações.

Tal análise inclui, entre outras, as seguintes variáveis:

  • Perfil e comportamento dos usuários: eles acessariam o conteúdo pelo computador ou dispositivo móvel?
  • Canais de comunicação da empresa: plataforma EAD, jornal interno, intranet, e-mail, mural, TV corporativa, etc.
  • Disponibilidade de tempo e orçamento: quanto a empresa está disposta a investir e em qual prazo se espera o retorno?

A partir dessa leitura é que se obtém informações para decidir qual o rumo deve tomar a campanha de marketing para o projeto de EAD.

Agindo com estratégia e inteligência

Nesta etapa, você já tem uma base para convencer seu chefe de que o investimento em marketing para EAD não só vale a pena como está bem direcionado. Seu plano tem tudo para dar certo!

Seja qual for o contexto da sua empresa, uma escolha razoável é aproveitar os recursos que já estão disponíveis.

Isso significa que você lançará pelo menos um banner na plataforma EAD e um e-mail interno, afinal são duas ferramentas que certamente sua empresa dispõe. A partir daí, pode ir variando conforme o caso: um vídeo curto na TV corporativa, uma postagem no blog interno, etc.

Alguns clientes da webAula, além de realizarem ações de marketing para EAD utilizando os canais deles, resolvem fazer mais. Eles nos contratam para criar blogs, hotsites e vídeos para promover não apenas um curso, mas toda a universidade virtual por períodos longos de tempo.

Quase sempre são empresas cuja equipe de comunicação não pode atender a essas demandas. Por isso, terceirizam o serviço, facilitando a vida do gestor, já que a mesma companhia que fornece a tecnologia e o conteúdo EAD, também cuidará de promover o projeto de capacitação e treinamento a distância.

Marketing para EAD com consistência

Defendemos que uma boa estratégia de divulgação de cursos EAD consiste em três passos:

  1. Definir o objetivo conforme o caso.
  2. Determinar os canais com base nos recursos.
  3. Realizar as ações adaptadas ao público-alvo.

A verdade é que se trata de um processo simples. E a boa notícia é que, mesmo que você ache difícil, há especialistas em marketing, dentro ou fora da sua empresa, que podem ajudar você a promover seu projeto de EAD.

O importante, no final, é que as ações de treinamento e desenvolvimento atinjam os objetivos e tragam resultados para a empresa, ainda que isso dependa de uma ajudinha do marketing!

E por falar em ajuda especial, você pode se inteirar sobre um tópico que está em alta na área de educação: técnicas de neuromarketing para engajar os alunos.

Leia já:

Neurociência aplicada à criação de conteúdo na EAD

3 técnicas de estudo para os alunos do seu projeto de EAD

 

4 pensamentos em “Marketing para EAD: por que e como usar essa ferramenta

  1. Pingback: Funcesp cria universidade virtual com soluções da webAula S/A

  2. Pingback: Truque rápido para engajar os alunos em cursos EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *