Como implantar e-learning na empresa sem ter dor de cabeça

computador simbolizando o ato de implantar e-learningEstima-se que 77% das organizações treinem e capacitem os colaboradores com cursos a distância, segundo o Panorama do Treinamento no Brasil. A verdade é que as empresas têm buscado implantar e-learning devido às diversas vantagens oferecidas por essa modalidade. Sendo assim, você só tem a ganhar em sua jornada para criar uma universidade virtual.

Vantagens do e-learning

Na pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, o Ibope relevou os principais motivos que levam a população a optar pela educação a distância:

  • Flexibilidade de horário
  • Preço acessível
  • Dispensa de deslocamento
  • Acesso a cursos exclusivos
  • Acesso a tecnologias inovadoras

Isso se reverte em economia de tempo e dinheiro para a empresa, bem como em ganhos de produtividade com colaboradores motivados e qualificados.

O que considerar para implantar e-learning na empresa

Sua jornada se divide em quatro etapas básicas: conteúdo, tecnologia, gestão e engajamento. Você perceberá que elas se completam, formando uma trilha para o sucesso na implantação de uma universidade virtual.

Vamos começar?

“Uma longa viagem começa com o primeiro passo.” Lao Tsé, filósofo chinês antigo

Conteúdo: definindo o objetivo do projeto de e-learning

Para implantar e-learning na empresa, você precisa ter em mente qual é o objetivo dos treinamentos. Como essa demanda chegou a você? Foi a diretoria pedindo medidas para ajustar a conduta dos colaboradores? Um consenso de que a equipe de vendas precisa produzir mais? O primeiro passo é saber por que e para que vai capacitar os colaboradores.

A partir daí você decide o formato que melhor se adapta ao seu público-alvo. Podem ser videoaulas rápidas, cursos e-learning extensos ou até mesmo aulas ao vivo via webconferência.

Você pode terceirizar a criação, desenvolver os cursos na própria empresa ou até licenciar cursos prontos.

Tecnologia: escolhendo a plataforma de e-learning para sua empresa

Também conhecido como LMS, o ambiente virtual de aprendizagem é a ferramenta em que você gerencia todo o projeto de EAD.

Algumas características fundamentais que o seu LMS deve ter:

  • Versão para celulares e tablets
  • Relatórios personalizados
  • Fóruns e grupos colaborativos
  • Biblioteca virtual
  • Integração com outros sistemas
  • Suporte personalizado

Para escolher o LMS ideal para a sua empresa, entre em contato com as fornecedoras, a fim de conhecer as opções detalhadamente. Assim, você terá condições de analisar qual atende melhor às suas necessidades.

Gestão: administrando sua universidade virtual com eficiência

Existe todo um trabalho nos bastidores para implantar e-learning na empresa e fazer a universidade virtual andar.

A gestão educacional consiste em tarefas que contemplam todas as fases do projeto. Você precisa fazer upload do conteúdo no LMS, cadastrar os alunos no sistema, criar turmas, divulgar os cursos, etc. Há, também, suporte a dúvidas e geração e análise de relatórios.

Normalmente, as empresas contratam um serviço terceirizado para cuidar dessa parte maçante. Desse modo, liberam tempo para cuidar de questões estratégicas do projeto de e-learning corporativo.

Engajamento: motivando os alunos a irem além

É a cereja do bolo. Ações de engajamento englobam a divulgação interna da universidade virtual. O objetivo é garantir que todos participem dos programas de treinamento, em outras palavras, combater a evasão dos cursos on-line.

A área de comunicação e marketing da empresa é o braço direito para aumentar o engajamento dos alunos. Todavia, quando não há disponibilidade desses profissionais, você também pode contratar empresas de fora para criarem campanhas motivacionais para o projeto de EAD.

Retornando com o prêmio

Concluída a sua jornada para implantar e-learning na empresa, é hora de desfrutar dos resultados. Algumas das melhorias mensuráveis se refletem no clima organizacional, nos processos e na produtividade.

Faça como 77% das empresas e adote a EAD também!

Caso precise de ajuda, procure uma empresa especializada em e-learning para orientar você nessa caminhada.

Imagem via Freepik

Um pensamento em “Como implantar e-learning na empresa sem ter dor de cabeça

  1. Pingback: E-learning corporativo e mobile: uma combinação perfeita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *