Educação Corporativa: 4 vantagens da aplicação em seu negócio

Você sabe o que educação corporativa e engajamento dos colaboradores têm em comum? Hoje, um dos maiores desafios de grande parte das corporações é manter seus colaboradores engajados e motivados.

As empresas, independentemente do tamanho, enxergaram que não basta apenas oferecer salários compatíveis com o mercado, convênios ou “posições de destaque”. Os colaboradores precisam de mais. Precisam de um motivo, além do financeiro, para abraçar as causas e objetivos da empresa e, consequentemente, dar o seu melhor em toda e qualquer tarefa.

Um colaborador motivado é um colaborador que produz com satisfação, e essa realização se reflete nos indicadores da empresa.

A prática conhecida como Educação Corporativa mescla gestão de pessoas e gestão do conhecimento e está voltada para estratégias de longo prazo dentro de uma organização, indo muito além de um treinamento corporativo de rotina. 

Ações de incentivo, horário de trabalho flexível, cursos e reconhecimento ajudam no crescimento profissional, intelectual e interpessoal das equipes e dá aos colaboradores o sentimento de pertencimento.

Colaboradores satisfeitos com a empresa e o investimento feito neles tornam-se aliados e executam seu trabalho com muito mais facilidade e entusiasmo, trazendo inovação e eficiência para a realidade de sua corporação.

Está procurando por aliados e não apenas funcionários? Então fique ligado nas vantagens de aplicar a Educação Corporativa em seu negócio.

Leia também: Como implantar e-learning na empresa sem ter dor de cabeça

Motivação e Engajamento

Investir em educação corporativa é, primeiramente, investir em uma pessoa, em sua carreira e em seu desenvolvimento profissional. Isso, por si só, já é um grande incentivo para que o colaborador dê seu melhor pela empresa e se sinta grato, recompensado e valorizado.

Conhecendo seu trabalho e tudo que o envolve, o colaborador se sentirá mais confiante ao realizar suas tarefas, tomar decisões importantes e até sugerir melhorias para processos e para corporação como um todo. Além disso, ter colaboradores satisfeitos resulta na diminuição do turnover (rotatividade de funcionários), que em proporções inesperadas, pode gerar prejuízos para a empresa.

Aumento de produtividade

Ao inserir o colaborador em um treinamento ou curso corporativo, ele consegue executar seu trabalho de forma mais qualificada, com uma maior agilidade e ainda sugerir melhorias nos processos.

Novas ideias

Quando um colaborador domina suas atividades e entende o porquê de seu trabalho, ele acaba se sentindo confiante e confortável para criar novos projetos, processos e formas de trabalho. Sem a educação corporativa e sem que ele tenha os conhecimentos adequados sobre a empresa e área de atuação, o colaborador pode não se sentir seguro para sugerir soluções ou para apontar falhas, por mais que ele esteja certo.

Vantagem Competitiva

A educação corporativa também proporciona vantagem competitiva frente aos concorrentes, pois, se uma empresa possui colaboradores motivados, ela com certeza irá se destacar.

Mostre que sua empresa preza pelo crescimento intelectual de cada pessoa. Por fim, investir em treinamentos e outros processos que desenvolvam as habilidades de seus colaboradores, torna sua empresa responsável e humana, além de contribuir com seu crescimento de maneira exponencial.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *