As vantagens da Big Data Analytics aplicada ao EAD

lupa representando big data analyticsHá algum tempo, vem crescendo o número de organizações, de diversos portes e segmentos, que empregam a metodologia de Big Data Analytics como ferramenta de apoio estratégico.

A Big Data Analytics é um trabalho analítico de grandes volumes de dados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho, com o  objetivo de melhorar seus processos de trabalho e adquirir insights valiosos acerca das tendências de mercado, comportamento dos consumidores e suas expectativas.

Dessa forma, a tecnologia da informação vem exercendo protagonismo inegável na formação estudantil, potencializado novas opções à configuração tradicional do trabalho em sala de aula e seus horizontes.

Para empresas e instituições de ensino que já utilizam o ensino a distância, a Big Data se destaca ainda mais, principalmente pela sua versatilidade.

Por meio do LMS, é possível saber, por exemplo, as seções em que os alunos gastam mais tempo, as páginas mais visitadas, os conteúdos complementares com alto índice de downloads e outros detalhes determinantes para ilustrar a experiência de aprendizagem.

Com todas as informações geradas diariamente por sistemas e-learning, é possível montar um imenso banco de dados, cruzando notas, faltas, histórico escolar, desempenho do aluno em cada disciplina, tipos de respostas em cada atividade, entre outras informações. O resultado de todos esses indicadores podem servir como guia para o assunto e abordagem dos próximos conteúdos, mostrando o que se deve tratar com mais ênfase, qual assunto deve ser aprofundado e quais atividades mais despertam a atenção dos colaboradores e alunos, entre outros direcionamentos.

A função da Big Data em EAD abre portas para transformar processos que vão da concepção dos projetos à mensuração de resultados. Gestores e-learning possuem informações à disposição e conseguem, de certa forma, prever o comportamento do aluno.

Seja nas universidades e cursos preparatórios, seja em treinamentos corporativos, estamos vivendo a era da Big Data na educação e no ensino a distância, e não há como ignorar essa transição do off-line para o on-line, uma vez que esta metodologia capta falhas e deficiências nos modelos de ensino tradicional.

Gostou do texto? Compartilhe!

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia:

Big Data leva ensino personalizado a mais alunos

Big Data aplicado ao EAD transforma processo de aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *