Demanda por cursos livres EAD cresce 37% em um ano

Foram 3 milhões de matrículas em 2015, crescimento de mais de 1 milhão comparado ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

As categorias iniciação profissional, treinamento operacional, aperfeiçoamento e atualização receberam mais alunos. Essas áreas lideraram tanto em cursos corporativos quanto em não corporativos de educação a distância (EAD).

O que explica o aumento da demanda por cursos livres EAD?

Os cursos livres a distância se popularizaram porque possibilitam desenvolver habilidades específicas rapidamente, como softwares e processos empregados no mercado. Isso é vantajoso tanto para os alunos quanto para as empresas.

Revelou-se no estudo “Seu RH está pronto para 2017?”, da Quirius em parceria com outras empresas de RH, que ferramentas para capacitação e treinamento são prioridades de investimento em recursos humanos. Uma das motivações é a dificuldade para encontrar e reter talentos.

Saindo de um período de crise, é fundamental melhorar a qualidade dos serviços prestados para conquistar mais clientes e consolidar um novo período de crescimento econômico. E isso só é possível por meio da qualificação profissional, sendo os cursos livres EAD uma opção viável.

Os dados da ABED e do estudo citado reafirmam o fato de que o mercado já está se movimentando para melhorar, portanto, as empresas que resistem a essa tendência deverão perder em competitividade.

Primeiros passos para empregar cursos livres na sua empresa

mulher realizando cursos livres EADPor definição, cursos livres são aqueles oferecidos ao público sem necessidade de autorização de órgão normativo, como o Ministério da Educação. Por isso, ao cogitar qualquer investimento, é melhor se informar antes para evitar prejuízo.

Podem ter conteúdo personalizado de acordo com a realidade da empresa ou predeterminado, casos em que a organização só licencia um curso pronto. Conhecer esses e outros detalhes é parte do processo de implementação de uma universidade corporativa.

e-book grátis“Cursos livres EAD – Guia básico para uso corporativo” traz informações essenciais para você adotar essa ferramenta de capacitação e treinamento na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *