MEC flexibiliza oferta de cursos EAD no Ensino Superior

O Ministério da Educação (MEC), atualizou a regulamentação que possibilita mais flexibilidade nos cursos de ensino a distância (EAD).

O que mudou?

As Instituições de Ensino (IES) agora podem ofertar cursos de EAD, sem a oferta simultânea de cursos presenciais. A nova legislação assiste cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (com caráter de especialização).

Entre as principais mudanças, estão a criação de polos de EAD pelas próprias instituições e o credenciamento de instituições na modalidade EAD sem exigir o credenciamento prévio para a oferta presencial. O decreto, porém, não permite a formação 100% virtual — avaliações, estágios, laboratórios ainda permanecem sendo feitas presencialmente.

A nova regra também estabelece que o credenciamento exclusivo para cursos de pós-graduação latu sensu EAD fique restrito às escolas de governo.

A mudança informada pelo MEC agiliza a administração de disciplinas e deve aumentar a inclusão de jovens no ensino superior. Além disso, a alteração prevê certa redução dos custos de disciplinas ministradas a distância.

A portaria reitera que a oferta desses cursos requer autorização prévia do MEC para seu funcionamento.

Leia o decreto publicado no Diário Oficial da União.

Atuação da webAula no mercado de Ensino a Distância

A webAula fornece soluções de tecnologia, conteúdo e gestão em projetos de EAD, no setor acadêmico, corporativo e governamental.

Marcos Resende, diretor da webAula S/A, comentou sobre crescimento e tendências das instituições de ensino que utilizam o EAD: “Em um só ambiente, o aluno acessa as aulas e materiais, interage com professores e colegas, resolve exercícios práticos, entre outras atividades. Em outras palavras, o EAD traz toda a experiência de aprendizagem da modalidade presencial de forma mais branda e acessível”.

O diretor da webAula completa dizendo que este é um ótimo momento para as instituições investirem no ensino a distância, não apenas pela decisão do MEC, mas pelo momento digital e tecnológico que o mercado vive.

A webAula, sendo pioneira e líder brasileira no segmento e-learning, se movimenta para atender e ajudar as instituições de ensino que queiram aproveitar o mercado e desenvolver projetos voltados ao ensino a distância.

Quer saber como as empresas se beneficiam com EAD no ensino superior? Leia aqui

Conheça o LMS webAula.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *