Qual a importância do design no e-learning?

Uma das principais diferenças dos computadores modernos para os primitivos é a interface gráfica. Graças a ela, qualquer usuário consegue entender o que está se passando na tela por meio de ícones e janelas. Essa funcionalidade se estende aos cursos a distância, por isso é grande a importância do design no e-learning.

E-learning, em tradução livre, significa “aprendizagem eletrônica”, conceito herdado do ambiente eletrônico em que se estuda: computadores (incluindo smartphones e tablets).

Sendo assim, tudo o que diz respeito a esses equipamentos tecnológicos acaba influenciando o e-learning direta ou indiretamente. No caso das interfaces gráficas, a maneira que são desenvolvidas pode impactar de maneira positiva ou negativa a experiência de aprendizagem. Isso quer dizer que tanto o aluno quanto o gestor podem ser beneficiados ou prejudicados.

Usabilidade e experiência do usuário (UX)

Tamanha a influência do design na experiência do usuário, que se criou um campo especificamente para aprimorar esse aspecto: o UX Design. Um dos principais objetivos dessa nova área é aprimorar a usabilidade, ou seja, a facilidade de utilização de uma ferramenta para cumprir um objetivo.

Em outras palavras, boa usabilidade deixa fácil para o usuário entender o que está na tela. Um exemplo é o botão “X” para fechar a janela, símbolo universal que poupa esforço da pessoa.

Aplicado ao e-learning, o UX Design visa melhorar a experiência de aprendizagem do aluno e aumentar a produtividade do gestor. Mas como?

UX e a importância do design no e-learning

O trabalho de UX começa logo no primeiro contato com o ambiente virtual de aprendizagem ou plataforma EAD.

Para o gestor, é fundamental que a plataforma EAD apresente com clareza todas as funções administrativas, como cadastro de turmas, inclusão de mídias e geração de relatórios.

A maneira como tais recursos se dispõem na tela impacta diretamente a produtividade do gestor. Se ele demora muito tempo para entender uma função ou encontrar um atalho, há mais desgaste mental e possibilidade de erros. E isso pode causar prejuízo. Como dizem no mercado, “tempo é dinheiro”.

Já o aluno está em posição ainda mais delicada, pois ele é o público final, aquele que justifica todo o aparato do projeto de EAD. Desse modo, uma interface intuitiva se mostra ainda mais importante não só na plataforma EAD como também no conteúdo dos cursos.

Todas as opções de navegação no ambiente virtual devem ser facilmente identificáveis: cursos/disciplinas, fóruns, mídias digitais, mensagens, etc.

Dentro dos cursos, o ideal é que o aluno, sem esforço, identifique os elementos interativos, os botões de navegação e as partes estáticas do material.

Como o processo de aprendizagem é desgastante por si só, seria altamente prejudicial ter de gastar mais energia entendendo como navegar no curso. Eis mais um motivo para ter cuidado com a parte visual do conteúdo.

O Censo EAD.BR da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) revelou que a falta de adaptação à EAD é uma das principais causas da evasão. Más experiências com a interface gráfica se incluem nessa justificava. Portanto, essa é outra prova da importância do design no e-learning.

Como aplicar isso na prática?

É verdade que o gestor de EAD geralmente não tem conhecimentos técnicos (nem tempo) para diagramar telas de curso ou desenhar a interface de ambientes virtuais de aprendizagem. Contudo, ele tem o poder de escolha e de pressionar os fornecedores a adotar boas práticas.

Basta relatar a própria experiência de uso por meio de pesquisas de opinião. O mesmo vale para o aluno. Por isso, é fundamental disponibilizar formulário de feedback ao final dos treinamentos.

Agora que ficou clara a importância do design para o e-learning, adote um olhar crítico sobre as soluções de EAD que utiliza e ajude seu fornecedor a melhorá-la compartilhando a sua opinião. Isso impacta a experiência de aprendizagem do aluno e, por consequência, o retorno pelo investimento da sua empresa.

Imagem via Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *