Saiba o que é adaptive learning (ou aprendizagem adaptada) e como funciona

homem mostrando dados que representam o adaptive learningQuanto mais dados o usuário fornece ao sistema, mais personalizada pode ser a experiência de uso. Podemos usar esse princípio para entender o que é adaptive learning (aprendizagem adaptada, em tradução literal).

Sendo assim, entende-se por adaptive learning o conjunto de técnicas e ferramentas que visam adaptar a experiência de aprendizagem a cada aluno, individualmente. Desse modo, se direciona conteúdo de acordo com a necessidade, reduzindo o foco em temas que o aluno já domina.

No contexto corporativo, o adaptive learning é uma boa ideia justamente por otimizar os processos de treinamento e desenvolvimento. Ao investir tempo e recursos em conteúdos que realmente importam, tanto a empresa quanto o colaborador economizam.

É natural imaginar que toda estratégia de ensino deva considerar as reais necessidades do público-alvo. Por exemplo, uma equipe de televendas deve focar em técnicas específicas para telefone, não em ferramentas de marketing digital.

Mas o adaptive learning vai além desse discernimento básico, pois consegue, com base em dados gerados pelos usuários, personalizar a experiência de aprendizagem de modo tão profundo quanto o gestor de e-learning quiser.

Então, ainda no exemplo da equipe de vendas, consegue-se trabalhar habilidades de cada profissional individualmente, de acordo com o desempenho dele no treinamento. Poderia ser o caso de um com dificuldade de oratória, outro com problemas para vencer a resistência dos clientes, etc.

Contudo, as facilidades da tecnologia não podem substituir o tato humano. Então deve-se pesquisar ao máximo o perfil dos colaboradores, levantar os pontos fracos e fortes e, sobretudo, as reais necessidades de aprendizagem deles. Assim, é possível aplicar o adaptive learning de forma eficiente, afinal, para a plataforma EAD fazer recomendações, é necessário existir conteúdo para atender a diversas demandas de aprendizagem, ou seja, deve-se ter repertório.

Como é gerenciada por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, a educação a distância é totalmente compatível com o adaptive learning. Mas isso não exclui outras modalidades. O blended learning (ensino híbrido), que combina etapas on-line e presenciais, também comporta ações de aprendizagem adaptada.

Nesse sentido, umas das vantagens da modalidade híbrida é a possibilidade de combinar o olhar humano com as ferramentas digitais. Tanto o sistema quanto o professor podem identificar pontos particulares em cada aluno e trabalhar isso com ele, propiciando uma experiência de aprendizagem bem personalizada.

Como implementar adaptive learning?

Implementar adaptive learning não é tão complicado quanto parece. Todavia, recomenda-se procurar o gestor de projetos responsável pela sua plataforma EAD. Esse profissional será capaz de explicar como adotar essa estratégia conforme as possibilidades do sistema.

Se você é cliente da webAula, procure seu gestor para conversar. Caso ainda não seja, conheça o LMS webAula, uma plataforma EAD completa, capaz de atender dos projetos mais simples aos mais complexos, com milhares de alunos simultâneos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *