Tecnologia + Educação: 4 passos para sua estratégia de aprendizagem

Fazer uso da tecnologia na educação tornou-se uma necessidade inadiável e reconhecida por todo profissional que está atualizado com as últimas tendências no mercado.

A tecnologia adentrou todas as esferas da sociedade com o objetivo de facilitar as tarefas do dia a dia e atividades de alta complexidade.

Esse contexto lança o desafio para escolas e professores sobre como usar os novos recursos tecnológicos a favor do ensino. Lutar contra a presença deles não é mais visto como uma opção.

Na área do ensino, além de auxiliar na elaboração de cursos a distância (EAD), a tecnologia viabilizou a implementação de ferramentas interativas como mídias digitais e dispositivos portáteis nas salas de aula e até na administração.

Mas, quais são os primeiros passos para implementar uma estratégia de educação e aprendizagem integrada com a tecnologia?

Vem saber mais!

Planejamento

O primeiro passo é você saber com qual finalidade a tecnologia será integrada em seu projeto e se planejar para que o objetivo seja cumprido e bem executado. Lembre-se que o uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdo, mas não são apenas benefícios que os dispositivos móveis trazem. Então, atente-se!

Capacitação

Contar com o apoio de professores e outros colaboradores no processo de adoção da tecnologia é fundamental, afinal, eles irão lidar diretamente com as novidades.

Além de motivar o uso da tecnologia entre esses profissionais, é preciso ainda ajudá-los a empregá-la da melhor maneira possível, oferecendo treinamentos, aulas de informática e até funcionários auxiliares para deixá-los mais seguros com o uso dos novos recursos.

Recursos educativos

Com a finalidade de facilitar o processo de aprendizagem, deve-se disponibilizar materiais digitais de qualidade para que o professor possa selecionar o que melhor se encaixa em determinada aula/turma e adaptar o que for necessário.

Equipamento e conectividade

Conectividade é a infraestrutura que garante o acesso à internet dentro da escola, universidade ou empresa. Todo o equipamento e estrutura deve atender aos objetivos pedagógicos, levando em conta a formação dos professores e os recursos digitais disponíveis para os alunos.

É necessário um sistema que garanta uma conexão veloz de internet, uma rede interna bem configurada, uma política de compra de equipamentos eficiente, assistência técnica e a reorganização dos espaços para o uso da tecnologia.

Lembre-se que o ensino e a tecnologia caminham juntos!

Aderir à utilização de ferramentas tecnológicas no ensino é requisito para as escolas que desejam se destacar pela inovação. Ainda assim, para que a tecnologia não se torne um problema ao invés de solução, é preciso estudar as melhores formas de implementação a fim de trazer benefícios para professores e alunos, aumentando a motivação de ambos.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *